domingo, 17 de março de 2013

REFLEXÃO: Vivenciando o 5° Domingo da Quaresma

Matheus Pereira
 
Recorda-se a CF (Campanha da Fraternidade) 2013, assim como Jesus acolhe a todos, a Igreja é convidada a acolher os Jovens. No Evangelho, Jesus acolhe a mulher pecadora com misericórdia e compreensão. 

Jesus é modelo a ser seguido! Ele  nos convida a esquecer o pecado da mulher pecadora, pois somos todos pecadores. Para a época esse era um novo pensamento que nos recorda a primeira leitura do Profeta Isaías. O trecho comentado é o dos versículos 18 e 19 (do evangelho), onde o profeta diz que Deus nos quer renovando.
O Jovem é convocado na sociedade atual a renovar-se. Deus coloca na nossas vidas, coisas novas, cominhos novos, uma esperança nova. O Profeta Isaías era Jovem e escutou o chamado a renovar a vida, renovar a fé. O Convite de renovar é o mesmo convite do evangelho de hoje, a acolha do pecador, isso é renovar a Fé. Devemos pensar em nossa vida antes de julgar o próximo, e estar renovando a nossa fé a cada instante.
O Salmo 125 (126) demonstra a alegria do povo que foi acolhido por Deus e com Moisés saiu do Egito. Mostra também a festa da Páscoa, a festa da libertação, pois o nosso Deus nos libertou.

A CF exalta que o jovem deve renovar-se, pois é acolhido por Deus.
Deus acolhe o Jovem apesar dos seus pecados cometidos, renova e liberta das drogas, da mídia, da depressão, transformando e renovando para uma nova vida, através de sinais como o JMJ, CF, grupos de Oração, e a própria vivencia na Igreja.
O Salmo também é a oração ao Senhor pela transformação, pela renovação. É a oração pela libertação ao Jovem.
O Apostolo São Paulo recorda que foi um jovem perdido, mas ao ser acolhido foi libertado e tudo o que antes lhe segurava, agora é "lixo" diante da força de Jesus Cristo.

O que São Paulo carateriza por prêmio final, aquele que se poe no nosso lugar antes de nos julgar, é quem veio para renovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário