A comemoração do Corpus Christi, é a celebração Sacramental do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia. A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. É neste sentido que nós, Comunidade São João Batista, celebramos na noite desta quinta-feira, 30 de Maio, este momento.
Milhares de Fieis compareceram ao templo da Igreja. A Missa foi presidida pelo o Pároco Elias Ortiz, que logo no inicio da Celebração Eucarística, destacou para todos um dos temas da noite "a partilha". Segundo o Padre, a Partilha é um dos gestos mais significativos que Jesus deixou para todos nós. Foi assim que durante este dia, ele realizou este gesto junto ao doze Discípulos, partilhando um bocado de pão e uma pequena parte de vinho. ''Foram gestos lindos e concretos que mostram para todos nós, o verdadeiro significado do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo'', ressaltou o Padre.
A primeira Leitura (Gn 14, 18-29) já nos mostrava essa parábola, onde o Rei Melquisedec, iniciou a profecia, ''trouxe o pão e vinho e como sacerdote do Deus Altíssimo, abençoou Abrão, dizendo: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, criador do céu e da terra''.
O Salmo responsorial 109, confirmava para nós, "Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec", a confirmação que Deus todo poderoso é o nosso Pai por toda eternidade.
Na homilia do Evangelho, o Padre Elias voltou a falar novamente sobre a verdadeira importância da partilha em nossa vida. Para ele, a partilha deve ser compartilhada no nosso dia-a-dia. "Devemos partilhar o nosso amor, a nossa caridade e a nossa fé também em família, pois a partilha é um dom de Deus" disse Elias.
O momento mais marcante desta Celebração, foi o da comunhão. O corpo e sangue de Cristo, transformados em pão e vinho, e oferecidos como partilha para todos nós. Um ato tão sublime que fica marcado por toda a eternidade.
A Eucaristia é o grande alimento que Jesus deixou à sua Igreja para ser distribuído, em todos os tempos e lugares, a todas as pessoas, a fim de que sejam satisfeitas no sentido da presença da graça em suas vidas. É da responsabilidade de todos nós, que lá no sacramento do batismo já nos tornamos Igreja, e assim, continuaremos sendo Igreja, comungando e partilhando a desse alimento.
Fonte: Comunidade São João Batista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário